O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica.
Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional.
Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início.
Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte.
1 dia - amarela
3 meses - azul
6 meses - rosa
9 meses - vermelha
1 ano - verde
2 anos - verde gravata
5 anos - branca gravata
10 anos - amarela gravata
15 anos - azul gravata
20 anos - rosa gravata
25 anos - vermelha gravata
Comentários
Oi! Então, nos USA em meados dos anos 50, ainda não havia publicação alguma de A.A. e a forma de lembrarem os companheiros do processo de recuperação era sugerindo que mantivessem o número de algum outro companheiro no bolso com um níquel para que pudessem ligar pra esse companheiro em caso de vacilações ... antes de beber. Quando o companheiro Herbert veio para o Brasil, RJ, e presenciou a realidade daqui, percebeu que pouquíssimas pessoas possuíam telefone em casa e como o governo Federal havia fechado os cassinos, pensou em utilizar as fichas apreendidas e descartadas como modo simbólico de lembrar aos companheiros de que não estavam sozinhos. Distribuíram as fichas por cor, de acordo com o tempo de abstinência, de forma q a pessoa q a portasse se remetesse ao programa de recuperação. Carregar na carteira, para por exemplo, quando for pegar o R$ pra comprar a bebida Lembrar da sua condição de doente alcoólico em busca de recuperação e de que não está sozinha... que pode procurar um outro alcoólico em recuperação para partilhar das suas aflições e falar da compulsão que está sentindo... e assim, um dia de cada vez, tem funcionado... Só por hoje!
Eu queria abrir aqui no meu bairro um A.A, para as pessoas que estao precisando va. Quero que elas se sintam seguras, muitas dessas pessoas não tem apoio de ninguém e eu sei que um AA perto ajudaria muito essas pessoas
04.ANOS.E 08 MESES SOBRIO EI DEIXEI MUITAS PESSOAS BIVER PORQUE EU PERTUBABA VIU
Infelizmente tive sequelas do meu alcoolismo e adquiri retardo mental leve.
Sópor hoje!