Pular para o conteúdo principal

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)


O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica.


Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional.

Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início.

Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte.

1 dia - amarela
3 meses - azul
6 meses - rosa
9 meses - vermelha
1 ano - verde
2 anos - verde gravata
5 anos - branca gravata
10 anos - amarela gravata
15 anos - azul gravata
20 anos - rosa gravata
25 anos - vermelha gravata


Comentários

Lindo post. Obrigado. Só por hoje
Muito Lindo! A história das fichas do AA.Eu, Graças a Deus vou fazer 13 anos de sobriedade agora em maio, se Deus quiser.Portanto,24 horas pra mim e toda irmandade. AMÉM.
Unknown disse…
Procuro onde fazer uma medalha de 28anos de A.A
Unknown disse…
Nunca tinha ouvido falar que essa invenção foi brasileira. Tenho minhas dúvidas. Mas o conceito da ficha nasceu da ficha do telefone orelhão, onde se dava uma ficha para ligar para algum companheiro antes de beber, para se ajudar ao invés de beber. Essa informação também não sei se é real. Sucesso pelo site, colega.
Nanda Nicolini disse…

Oi! Então, nos USA em meados dos anos 50, ainda não havia publicação alguma de A.A. e a forma de lembrarem os companheiros do processo de recuperação era sugerindo que mantivessem o número de algum outro companheiro no bolso com um níquel para que pudessem ligar pra esse companheiro em caso de vacilações ... antes de beber. Quando o companheiro Herbert veio para o Brasil, RJ, e presenciou a realidade daqui, percebeu que pouquíssimas pessoas possuíam telefone em casa e como o governo Federal havia fechado os cassinos, pensou em utilizar as fichas apreendidas e descartadas como modo simbólico de lembrar aos companheiros de que não estavam sozinhos. Distribuíram as fichas por cor, de acordo com o tempo de abstinência, de forma q a pessoa q a portasse se remetesse ao programa de recuperação. Carregar na carteira, para por exemplo, quando for pegar o R$ pra comprar a bebida Lembrar da sua condição de doente alcoólico em busca de recuperação e de que não está sozinha... que pode procurar um outro alcoólico em recuperação para partilhar das suas aflições e falar da compulsão que está sentindo... e assim, um dia de cada vez, tem funcionado... Só por hoje!
Unknown disse…
E como é feito no caso entre 10 e 15 ????
Anônimo disse…
Olaa, tudo bem?
Eu queria abrir aqui no meu bairro um A.A, para as pessoas que estao precisando va. Quero que elas se sintam seguras, muitas dessas pessoas não tem apoio de ninguém e eu sei que um AA perto ajudaria muito essas pessoas
Unknown disse…
Não encontrei nas literaturas do A.A. oficial, a história de fichas. Se DEUS quiser vamos valorizar a nossa Literatura.
Unknown disse…
Eu amo o AA POR QUE EU ESTOU SÓBRIO
04.ANOS.E 08 MESES SOBRIO EI DEIXEI MUITAS PESSOAS BIVER PORQUE EU PERTUBABA VIU
Unknown disse…
As fichas foram criadas nas convenções ...
Marcos disse…
Tenho a ficha amarela e a azul, e estou feliz, abstêmio e sereno. Mas é SPH !
Unknown disse…
Eu gostaria de pegar a de dois anos estou com 1Ano e dez meses e novembro faço 1ano e onze e dezembro faço 1ano e doze meses em janeiro dois eu tô muito feliz de estar sóbria obrigada ,A.A por existir .
Unknown disse…
Eu tenho todas de 1ano agora só falta a de dois em diante
Unknown disse…
Só por hoje um dia de cada vez agora estou mas presente nas reuniões na internet foi uma benção para mim obrigado
Unknown disse…
Completando 31 anos de AA, adeus as fichas, agora só conto com um dia de cada vez!
Unknown disse…
Só por hoje venho conseguindo dar continuidade a minha sobriedade... 1 ano... 31/03/2022.
Anônimo disse…
Lindo post,estou sóbrio a um ano e agradeço o A.A pela nova vida que vivencio.
Infelizmente tive sequelas do meu alcoolismo e adquiri retardo mental leve.
Sópor hoje!
Anônimo disse…
Mais um dia...
RAIMUNDO CHAGAS disse…
Boa tarde a todos estou próximo de completar 41 anos de sobriedade em 11/12/2022 mas, só conto um dia de cada vez. abraço à todos
Anônimo disse…
Já vi nos sites, q os servidores usam para encomendar os materiais q tem as fichas, mas a partir de 1 ano. Nunca vi as iniciais, de 1 dia a 9 meses para poder encomendar. Como essas fichas vão parar nos grupos? Sempre fiquei com essas dúvida.

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Bueiros do Rio de Janeiro e as siglas do nosso subterrâneo

Trazendo uma curiosidade dos subterrâneos do Rio de Janeiro que não é sobre numismática, mas é de metal e redonda (ou não) como as moedas. As centenas de tampas de bueiros espalhadas por ruas e calçadas guardam histórias e sem eles não conseguiríamos viver atualmente. Quem anda olhando para o chão, encontra uma variedade de nomes e siglas em tampas de bueiros com diferentes tamanhos, formatos e desenhos. Mas você sabe qual a finalidade de cada um? Basicamente, passam por nossos subterrâneos os cabos de eletricidade, telefonia, internet, além de galerias de água e esgoto. Vamos desvendar as diferentes siglas: ÁGUAS E ESGOTO:   RIC - RIO IMPROVEMENTS COMPANY / CIA DE MELHORIAS DO RJ (até 1947) SAE - SERVIÇO DE ÁGUAS E ESGOTO (?-1945)   SFAE - SERVIÇO FEDERAL DE ÁGUAS E ESGOTOS (1945-?) DAE - DEPARTAMENTO DE AGUAS E ESGOTO (1947 a 1957) DES - DEPARTAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO (1957 a 1965) DS - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO (1965 a 1972)   DAA - DEPARTAMENTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA