Pular para o conteúdo principal

Tipos de Selos do Brasil

Existem e existiram selos para diversas finalidades no correio postal brasileiro. A seguir, vamos falar simplificadamente sobre alguns desses tipos:

SELO AÉREO - Selo destinado a correspondência por via aérea. No Brasil, os primeiros foram emitidos em 1927. Algumas companhias aéreas chegaram a emitir seu próprio selo personalizado, como a Varig, Syndicato Condor e ETA.


SELO AUTÔMATO - Etiqueta para franqueamento de correspondência impressa por máquina eletrônica.


SELO BISSECTADO - Selo cortado pelo correio, em sua metade, geralmente de forma transversal, para utilização no porteamento de correspondência, na falta de um valor. Esta prática era utilizada, por exemplo, quando não havia selos de 100 réis, então cortavam-se selos de 200 réis ao meio.


SELO COMEMORATIVO - Selo emitido com a finalidade de comemorar acontecimentos importantes, fatos expressivos da atualidade, homenagear personalidades de destaque, eventos ligados à história, à cultura e aos costumes de um país. Tem seu período de circulação limitado e tiragem definida.


SELO DE DEPÓSITO - Selo interno dos Correios, utilizados em vales postais. Na verdade representam uma quantia em dinheiro depositada em uma agência dos Correios e que será paga no destino, através de um vale postal.
Eles são um comprovante de depósito que evita a viagem da quantia em espécie (para maior segurança).
Seguro e confiável no passado os vales postais recebiam os selos de depósito, indicativos da quantia, bem como o selo postal que conduzia o Vale Postal e o remetente recebia o valor que constava no selo de depósito.


SELO FISCAL - Uma coleção fiscal engloba selos de imposto, emolumentos ou crédito, em relevo, diretamente impressos ou adesivos, emitidos por ou sob a autoridade do governo de um estado ou município ou de uma autoridade governamental. Selos famosos são os emitidos pelo Tesouro Nacional.


SELO DE JORNAL - Tipo de selo usado no porteamento de jornais. No Brasil os primeiros selos de jornal foram emitidos em 1889 e atualmente não mais utilizados.
Os selos para Jornais do Brasil Império de 1889, destinados apenas para a remessa de periódicos por parte dos editores, foram pouco utilizados. Uma grande quantidade destes selos deveria ser descartada.
Na época o Correio tentou vendê-los à filatelistas, ao valor filatélico da época (acima do valor facial). Não tendo sido bem sucedido o Correio optou em transformar esta emissão (para Jornais) em selos regulares, criando uma sobretaxa neles. Estes selos de jornais sobretaxados foram desmonetizados em 30/12/1915.


SELO OFICIAL - Selo destinado ao uso exclusivo na correspondência oficial, isto é, governamental. Seu uso foi bastante difundido no passado, estando hoje limitado a poucos países. No Brasil, os selos oficiais foram criados em 1901, postos em circulação em 1906 e suprimidos em 1920.


SELO REGULAR OU ORDINÁRIO - Selo de série corrente, não comemorativa, de tiragem elevada, com prazo de utilização indefinido, geralmente um período longo.


SELO SOBRETAXA OU ADICIONAL – Selo aposto numa carta, além do selo de porte normal. Exemplo, o selo da Hanseníase.


SELO DE TAXA DEVIDA - Selo especial aposto sobre correspondência com franquia insuficiente. Selo de Taxa Devida é um selo que, aplicado na correspondência circulada, indicava o valor que era pago pelo destinatário para poder retirar a encomenda dos Correios, quando o rementente, por qualquer razão, não aplicava selo algum ou subfranqueava a correspondência (porte inferior ao necessário para a cobertura do percurso, registro, aviso de recebimento, etc.)
Ao ser introduzido o selo postal no Brasil, passou a ser obrigatória a postagem com o pagamento integral da remessa (pagamento integral adiantado), exceto nas cartas para o exterior que obedeciam as convenções postais entre os diversos Países. Estas Convenções Postais (bilaterais), foram suspensas quando o Brasil ingressou no Tratado de Berna (1876) que foi consolidado posteriormente em 1879 com a criação da União Postal Universal- chamada simplesmente pelas iniciais de UPU.
Pelo Tratado de Berna e também pela UPU, o pré-franqueamento com selos adesivos do país de origem deixou de ser facultativo e passou a ser obrigatório.
O regulamento de 26 de março de 1888, colocado em prática no dia 01 de janeiro de 1890, determinou o recolhimento da TAXA DEVIDA por meio de selos especiais. De 1876 até 1890 a falta de porte suficiente ou a inexistência de selos em uma correspondência era indicado a tinta, lápis ou carimbo, freqüentemente acompanhado de um carimbo com a letra "T" de Taxa ou Insuficiente.
Os selos de TAXA DEVIDA participaram do cenário postal nacional entre 1890 e 1949.


SELO DE TELÉGRAFO - Selo especial usado para cobrança da taxa necessária para transmissão de mensagens. No Brasil foram emitidos selos de telégrafo em 1870 e no final do século 19.


SELO DE TREINAMENTO - Selo interno, de treinamento para funcionários postais, sem valor de porteamento.


SELOS ZEPPELIN - Selo destinado a portear correspondência transportada pelos dirigíveis Zeppelins, emitidos na década de 1930.


Referências: Abrafite, RHM, CDD Selos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"