Pular para o conteúdo principal

Poste Chaminé Respiradouro nas calçadas do Rio de Janeiro

Quem anda pelo Rio de Janeiro e presta atenção nos detalhes da cidade, já deve ter notado dezenas de postes espalhados pelas calçadas. Não são postes de iluminação e têm aberturas de ar no topo deles. Aparentemente, não são tão novos e não costumam estar em todos os lugares.


Quem olha, tem a impressão de se tratar de algum sistema de ventilação subterrânea. Se você tem essa ideia, você está certo. E você vai perceber uma coisa que provavelmente nunca tenha notado. Eles estão sempre próximos de tampões de galerias com transformadores elétricos.



O que acontece é que esses transformadores geram calor, e para expelir esse calor, esses postes de ventilação são instrumentos para refrigerar essas galerias. Também podem ocorrer acúmulos de gases que também são expelidos por esse sistema de ventilação, reduzindo consideravelmente o risco de explosão.



Há alguns desses postes mais novos que ficam próximos das estações de metrô e tem a mesma finalidade
 

Se repararmos mais atentamente, notamos que não instalam mais esses tipos de postes de ventilação. A resposta está debaixo dos nossos pés. Os postes em algum momento das últimas décadas foram substituídos por tampas de ventilação que também ficam próximas dessas galerias com transformadores.
 
 

E se tem lugar que não tem nem o poste e nem a tampa de ventilação, é porque os transformadores não estão no subterrâneo, mas nos postes (fiação aérea).


SISTEMA SUBTERRÂNEO


Agradecimentos: Guilherme Seabra, João Brasil, Rodrigo Memória.
Pesquisa realizada por: Ariel Carvalho

Comentários

Don Vito disse…
Matou minha curiosidade! Sempre que vou ao Rio observo esses postinhos e sempre tive curiosidade de saber, muito obrigado pela postagem, aliás a única a respeito que encontrei na web.
Ariel Carvalho disse…
OI AMIGO. Justamente pela falta de informação e curiosidade que fui pesquisar e compartilhei esse conhecimento. Abração!
Jade Martins disse…
Caramba, moro no Rio e nunca entendi do se tratava, sempre quis saber que porra é essa 😂😁😱

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve...

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 q...

Bueiros do Rio de Janeiro e as siglas do nosso subterrâneo

Trazendo uma curiosidade dos subterrâneos do Rio de Janeiro que não é sobre numismática, mas é de metal e redonda (ou não) como as moedas. As centenas de tampas de bueiros espalhadas por ruas e calçadas guardam histórias e sem eles não conseguiríamos viver atualmente. Quem anda olhando para o chão, encontra uma variedade de nomes e siglas em tampas de bueiros com diferentes tamanhos, formatos e desenhos. Mas você sabe qual a finalidade de cada um? Basicamente, passam por nossos subterrâneos os cabos de eletricidade, telefonia, internet, além de galerias de água e esgoto. Vamos desvendar as diferentes siglas: ÁGUAS E ESGOTO:   RIC - RIO IMPROVEMENTS COMPANY / CIA DE MELHORIAS DO RJ (até 1947) SAE - SERVIÇO DE ÁGUAS E ESGOTO (?-1945)   SFAE - SERVIÇO FEDERAL DE ÁGUAS E ESGOTOS (1945-?) DAE - DEPARTAMENTO DE AGUAS E ESGOTO (1947 a 1957) DES - DEPARTAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO (1957 a 1965) DS - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO (1965 a 1972)   DAA - DEPARTAMENTO DE ABASTECI...