As moedas furadas são queridinhas de muitos colecionadores, por serem diferentes e mais difíceis de ver. Mas, por quê tem moedas com furo?
1 - Baratear o custo da fabricação. Com o furo, usa-se menos metal para a cunhagem.
2 - Diferenciar a moeda das outras, apenas utilizando o tato. Muito útil para deficientes visuais.
3 - Design.
Acredito que o maior motivo seja apenas pelo design, ou seja, ter uma moeda com um desenho diferenciado e nada mais. Mas as outras teorias mencionadas acima, também são muito cogitadas.
Algumas das moedas com furo cunhadas no século 20 |
Além das moedas cunhadas com furo, existem as moedas furadas propositalmente e que depreciam, quase que integralmente, o valor numismático da moeda. Geralmente, são furos perto da borda com finalidade de serem utilizadas como pingente ou chaveiro. Também, existem duplos furos centralizados que indicam o uso da moeda como botão em roupas ou no cinto.
Em tempos mais distantes, se faziam furos propositais nas moedas, mas com finalidade de ajudar no transporte, por exemplo. Não existiam bancos, e as pessoas faziam longas viagens. Para carregar as moedas, faziam um pequeno furo que servia para amarrar um moeda na outra e prendê-las ao corpo. Geralmente, esses furos era mais próximo ao centro da moeda.
As famosas moedas chinesas com furo quadrado tem uma simbologia: a moeda redonda representa o céu e o furo quadrado representa a terra. As moedas com esse padrão foram cunhadas por vários séculos no antigo Império Chinês. Atualmente, são reproduzidas em grande quantidade e utilizadas como amuletos da sorte e prosperidade.
Qual a minha moeda com furo preferida? 1 Pice da Índia (1943-1947) e do Paquistão (1948-1952). Feitas de bronze e 21,3 de diâmetro, tem o maior furo de todas as moedas!
Comentários