Feitas de metal, as placas de automóveis estão presentes na vida dos brasileiros desde a década de 1940. São a identidade de um automóvel e por isso, hoje é indispensável o seu uso. Mas elas foram mudando ao logo das décadas. O principal motivo é que os sistemas utilizados acabam extinguindo as possibilidades de combinações alfa-numéricas, sendo obrigado a criar um novo sistema que supra essa demanda de novos registros. A seguir, apresentaremos resumidamente a evolução das placas no Brasil, focando nos carros particulares.
PLACAS PRETAS (1901-1941) - Possuíam a letra A (aluguel) ou P (particular). Eram emitidas pelas prefeituras cm uma numeração simples que ia de 00001 a 99999.
PLACA AMARELA 1 (1941-1969) - Utilizava um sistema exclusivamente numérico. Foi o primeiro modelo a trazer o nome do Município/Estado para diferenciar placas com a mesma numeração.
PLACA AMARELA 2 (1969-1999) - Combinava quatro caracteres numéricos com duas letras.
PLACA CINZA (1990-2018) - Combinava quatro caracteres numéricos com três letras.
PLACA BRANCA MERCOSUL (2018...) - Sistema integrado com outros países da Mercosul. Não tem mais a necessidade de incluir Município/Estado. Possui quatro letras e 3 números, só que dispostos aleatoriamente. Na parte superior, traz o nome do Mercosul e do país de origem daquele carro.
Placas de carros particulares (de passeio) |
PLACAS VERMELHAS - Os sistemas acompanham os carros particulares. As vermelhas são utilizadas para diferenciar a finalidade do uso daquele automóvel. Elas estão presentes nos carros de transporte público, como ônibus, táxi e vans, além de veículos de serviços comerciais.
Evolução das placas vermelhas |
Evolução das placas de Moto |
PLACAS COM OUTRAS CORES - Os dois últimos sistemas trouxeram outras cores, só que bem menos utilizadas. N sistema de 1990 a 2018, existia a placa branca com letras vermelhas utilizados por carro de auto escola para indicar veículo de treinamento. A placa preta com inscrição branca indica veículo de colecionador e precisava cumprir uma série de requisitos para conquistá-la. As de fundo verde são para veículos especiais usados em testes de montadoras, por exemplo. As de fundo azul são usados em carros oficiais, por embaixadas e consulados. Com o modelo Mercosul, algumas mudanças aconteceram:
Comentários