Em 1810, a conhecida Revolução de Maio substitui o governo do Vice Rei da Espanha por uma Junta Governamental em Buenos Ayres governada por habitantes locais. A partir daí já foram cunhadas moedas de prata e ouro. Quando a Argentina declarou a independência em 1816, continuou utilizando o nome já utilizado pelos colonizadores espanhóis: Províncias do Rio da Prata com capital em Buenos Ayres. Em 1819, o nome foi mantido, mas haviam divisões entre as províncias que ainda perdurou por décadas após a independência.
Províncias do Rio da Prata |
O país só foi batizado de Argentina após a Constituição de 1826. Antes disso, a Província de Buenos Ayres já havia cunhado moedas de cobre. Nas décadas seguintes, La Rioja, Mendoza, Tucuman, Córdoba e Entre Rios foram Províncias que também chegaram a cunhar moedas.
Província de Buenos Ayres foi a principal província que cunhou moedas. |
A primeira tentativa de uma moeda unificada na Argentina foi em 1854 quando foram cunhadas 3 moedas de cobre pelo Tesouro Nacional com o nome "Confederação Argentina". Isso ocorreu apenas 1 ano após a nova Constituição do país ser aprovada. Apenas em 1878, as primeiras moedas com o nome República Argentina começaram a ser cunhadas.
Confederação Argentina |
Comentários