Duas séries de moedas brasileiras chama a atenção devido ao seu tom rosa. E mais curioso ainda, que essas mesmas moedas foram cunhadas sem o tom rosa. Estamos falando das moedas cunhadas de 1938 a 1942 que possui a imagem do Presidente Getúlio Vargas.
Nos primeiros anos de cunhagem, a composição metálica dessas moedas era de 75% cobre e 25% níquel. Conta-se que o níquel foi um dos metais muito utilizado nos esforços de guerra e em 1942, vivíamos o período da Segunda Guerra Mundial e no intuito de economizar o níquel para guerra, o metal foi reduzido nas moedas passando a ter 88% de cobre e apenas 12% de níquel. Essa redução do níquel foi o suficiente para provocar esse tom rosa nas moedas cunhadas em 1942.
Ainda em 1942, o padrão monetário foi alterado de Réis para Cruzeiro e novas moedas foram introduzidas. As novas moedas de centavos do Cruzeiro também trazia o tom rosa na mesma proporção que a série anterior. Paralelamente, foram cunhadas moedas iguais, mas com proporções metálicas diferentes nos anos de 1942 e 1943: 90% de cobre, 8% de alumínio e 2% de zinco, conhecida como bronze-alumínio e que trazia a cor amarela para a moeda.
Depois de 1943, não houveram mais moedas cunhadas com níquel rosa e ficou apenas as de bronze-alumínio.
Comentários