Um cidadão australiano chamado Leonard Casley, durante uma disputa com o governo da Austrália em que contestava impostos sobre a produção de trigo, resolveu declarar sua propriedade como independente do resto da Austrália em abril de 1970. Desde então, ele diz que não pode pagar impostos para a Austrália, pois eu território não pertence a Austrália.
Para sustentar a sua micro nação, ele criou bandeira, selos, cédulas e moedas próprias, passaportes, documentos diplomáticos, entre outros. Obviamente, a história é bizarra, mas ele tem conseguido fugir dos impostos até hoje. Apenas recentemente, a justiça australiana determinou que ele deve pagar mais de 3 milhões de dólares de impostos vencidos, mas que dificilmente será pago.
O território criado por ele leva o nome de Hutt River e recebe visitas de turistas curiosos em conhecer o "país" que, obviamente, não tem reconhecimento de nenhuma nação soberana.
Mas, olhando para o campo da numismática, as moedinhas do curioso território atrai a atenção de muitos colecionadores e foram cunhadas algumas desde a criação do lugar. As mais legais, na minha opinião, foram as primeiras de 1976 a 1978 que traz o rosto do Príncipe Leonard, fundador da "nação".
Comentários