Quando a rainha Isabel II foi deposta em 1868, as Cortes espanholas derrubaram a Dinastia Bourbon e introduziram a Dinastia Saboia, elevando Amadeu ao trono em 1870. A aventura de Amadeu, porém, durou menos de três anos, após enfrentar uma profunda instabilidade política, revoltas, pouco apoio popular e o separatismo de Cuba. Amadeu abdicou em fevereiro de 1863 e a Cortes espanholas proclamaram a república. Após séculos, a Monarquia espanhola estava sendo derrubada com a proclamação da Primeira República.
Em julho do mesmo ano, uma insurreição se espalhou pela Espanha, episódio que ficou conhecido como Revolução Cantonal. Basicamente, dois grupos republicanos que queriam formar a nova República por caminhos diferentes.
Nesse contexto, um grupo de federalistas invadiu a prefeitura de Cartagena e tomou o arsenal de armas. Uma das medidas, foi cunhar moeda própria para financiar a defesa de Cartagena. Falsificadores de moedas presos foram libertados para ajudar a cunhar a moeda e prata foi recolhida da população. Essa moeda de necessidade foi cunhada pelo cantão de Cartagena com 92,5% de prata, percentual maior que a própria moeda de 5 pesetas de Amadeu, que tinha 90% de prata.
Essa moeda foi cunhada com valor facial de 5 pesetas, com a inscrição CARTAGENA SITIADA PELOS CENTRALISTAS e com o mês e ano de cunhagem SETEMBRO DE 1873. No outro lado, a inscrição REVOLUÇÃO CANTONAL e o valor de 5 PESETAS.
A nova República Espanhola durou muito pouco. Além da Revolução Cantonal, a Espanha ainda enfrentava a guerra cubana e a guerra carlista e em dezembro de 1874, as Cortes restauraram a monarquia e a volta da Dinastia Borboun com a subida ao troco de Afonso XII, filho de Isabel II.
____________________________________________________
Referências:
https://monedasconhistoria.es/revolucion-cantonal-1a-republica/
https://intrinsecoyespectorante.blogspot.com/2017/11/cuando-cartagena-fue-un-estado-libre.html
https://es.wikipedia.org/wiki/Rebeli%C3%B3n_cantonal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Rep%C3%BAblica_Espanhola
Comentários