Os franceses se apossaram de várias ilhas no Caribe a partir de 1635, na região conhecida como Pequenas Antilhas ou Índias Ocidentais Francesas.
Em 1731 e 1732, a França cunhou duas moedas de pratas para circular nessas ilhas: 6 Sols com 17mm e 12 Sols com 20mm. Nas moedas, a inscrição de como essas ilhas francesas eram conhecidas: ISLES DU VENT. Essas moedas foram cunhadas em La Rochelle, um importante porto marítimo no Atlântico, como indica a letra monetária “H”, logo abaixo da efígie do Rei Luís XV.
Anos depois, França e Inglaterra travaram a Guerra dos Sete anos que culminou na derrota dos franceses e no Tratado de Paris de 1763. A partir daí, a França perdia várias dessas ilhas no Caribe para a Inglaterra, ficando apenas com Martinica, Guadalupe e São Domingos (Haiti).
Anos depois, a Inglaterra começou a chamar as ilhas de Windward Islands, em português Ilhas de Barlavento.
Atualmente, as ilhas que formavam as Isles du Vent, além das que ainda são possessões francesas são: Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Turcos e Caicos, São Cristóvão e Névis, Granada, Dominica e algumas partes das antigas Índias Ocidentais Britânicas.
_________________________________
Referências:
Comentários