As Ilhas Jônicas pertencem ao território da Grécia, mas nem sempre foi assim. Já esteve sob o domínio dos macedônios, romanos, bizantinos, venezianos, franceses e britânicos.
Foi durante o domínio britânico no século 19, que foram cunhadas moedas específicas para as ilhas, chamadas de Obol. 1 Obol equivalia a 4 Lepta e também equivalia a uma moeda de halfpenny (0,5 centavo britânico). As moedas são de cobre e foram cunhadas em Londres e não possuem o valor informado explicitamente, com exceção de 30 Lepta que é de prata e a única a aparecer explicitamente o valor.
Os Estados Unidos das Ilhas Jônicas foram formados em 14 de novembro de 1815 e eram formados por sete ilhas principais: Corfu, Cephalinia, Zante, Santa Maura, Ithica, Cerigo e Paxo. Essas ilhas são representadas pelas sete flechas seguradas pelo leão alado de São Marcos (um símbolo veneziano que reflete o controle veneziano das ilhas de 1401 até 1797).
Em 1830, com a independência da Grécia moderna, começou a ter pressões para que os britânicos entregassem as ilhas para a Grécia, já que originalmente elas pertenciam aos gregos. Porém, os britânicos não confiavam no Rei Otto, da Grécia. Apenas em 1862, com a deposição de Otto e a subida ao trono grego do Rei George I, os britânicos cederam as ilhas para os gregos, e em 1864 deixaram as ilhas, definitivamente. A partir daí, as moedas britânicas foram sendo substituídas pelo Dracma grego e 1 Obol foi convertido em 20 Dracmas.
![]() |
As ilhas Jônicas estão identificadas de amarelo. |
Comentários