Pular para o conteúdo principal

Moeda de Ouro como ativo financeiro - 325 Anos da Casa da Moeda do Brasil


Texto retirado do site de vendas da Casa da Moeda do Brasil:
https://servicos.cmb.gov.br/ativofinanceiro/?product=325-anos-da-casa-da-moeda-do-brasil

Descrição: O 325º Ano de Fundação da Casa da Moeda do Brasil marca a trajetória de uma empresa que atravessou o tempo como personagem da história do Brasil. A importância do oito de março de 2019: O ano de 2019 marca mais uma passagem da história de uma empresa que venceu o desafio do tempo e se mantém presente e atuante até os nossos dias. Uma trajetória que começou com os oficiais moedeiros, vindos de Portugal, que iniciaram a arte da fabricação das moedas nacionais, ainda no século XVII, e que vem até os nossos dias, em que a confecção de moedas, cédulas, passaportes, selos postais e fiscais, medalhas e muitos outros produtos é feita por profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos produtos que são fornecidos à sociedade brasileira. Das primeiras patacas, cunhadas em 1695, à família do Real formou-se uma longa trajetória que retrata a história de uma empresa que soube se renovar e vencer o tempo, mantendo-se viva e atuante ao longo de todo esse período. A tradição moedeira, herdada dos portugueses, manteve-se presente ao longo desses mais de três séculos e ainda hoje enche de orgulho não só aqueles que têm o privilégio de conhecer e fazer parte dessa grandiosa história, mas todo cidadão brasileiro. Para coroar esse momento e marcar as comemorações pela passagem desses 325 anos de história a CMB firmou parceria com a empresa F.D’GOLD – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., e está lançando um novo produto, uma medalha de ouro ativo financeiro, o que é permitido pela Lei 7.766/89, com edição limitada a 325 unidades. Utilizando ouro puro 999, com a característica de ativo financeiro, a peça une a experiência de duas empresas de grande relevância em seus respectivos ramos de atividade, a F.D’Gold e a Casa da Moeda do Brasil.

Características: Espécie: Ouro Diâmetro:22 mm Peso: ¼ Oz -0 +0,04g Título:999
CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE A Casa da Moeda do Brasil certifica haver cunhado – em número limitado – a Medalha de Ouro Ativo Financeiro comemorativa aos 325 anos da Casa da Moeda do Brasil, tendo sido o cunho descaracterizado após a cunhagem da última medalha.

Anverso: No lado esquerdo da medalha, as legendas: “PURO OURO”, “FINE GOLD”, “999” e “1/4 oz”,. A logomarca da Casa da Moeda do Brasil vem logo abaixo, seguida pela era: “2019”. No lado direito, detalhe de um guilhoche.

Reverso: O reverso apresenta em destaque, a representação do moedeiro com a bandeira brasileira ao fundo. Contornando a orla, no lado esquerdo, a legenda: “Casa da Moeda do Brasil”. No lado direito, o grafismo em alusão à moeda de circulação de 1 Real. No centro inferior, espaço pra gravação de dados variáveis.

Criação: Érika Takeyama

Modelagem Anverso: Érika Takeyama

Modelagem Reverso: Fernanda Costa

Tiragem Limitada: 325

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"