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Fichas antigas das Barcas Rio-Niterói

Na longa história da travessia das barcas Rio-Niterói, foram utilizados diversos modelos de bilhetes de papéis até chegar ao modelo atual de bilhetagem eletrônica. Diversas empresas privadas operaram o sistema até o episódio da Revolta das Barcas em 1959, quando a operação passou para o poder público.

1820 – Navio Bragança

1834 – Companhia de Navegação Nictheroi - embarcação à vapor chamada Especuladora

1852 – Fusão da Companhia de Nictheroi com a Companhia Inhomerim.

Durante todo esse tempo, parece ter tido apenas 4 modelos de fichas metálicas. O primeiro foi tão pouco utilizado que é bem raro, até por foto. É de zinco, octogonal e unifacial.

As fichas mais famosas já utilizadas na travessia de barcas Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, foram, provavelmente, utilizadas nas décadas de 1850 e 1860. São de bronze, formato oval, 45,5mm x 34,5mm de tamanho, feitas em Londres pela WJ Taylor. Em um lado, possui o valor da passagem destacada em Réis com uma borda decorativa e do outro, a barca Santa Cruz que era de um tipo de embarcação utilizada na época e uma das primeiras a fazer a travessia na Baía da Guanabara. Na borda tem o nome da COMPANHIA NICTHEROI & INHOMERIM.

 
 1862 – Companhia de Barcas Ferry

1946 – Frota Carioca S/A.

 Outra ficha de embarque nas barcas que ficou conhecida, foi da Frota Carioca S/A que possui a inscrição FCSA RIO, tem 18mm de diâmetro, feita de bronze e possui um furo no meio. Foi utilizada durante a década de 1950.


1953 - Frota Barreto.

1957 – Frota Popular.

1959  - Revolta das barcas.

1971 - STBG – Serviços de Transportes da Baía da Guanabara.

 Menos conhecidas, esse breve período teve uma ficha de alumínio de 25mm que chegou a ser utilizada no início dos anos 70. 


1975 – CONERJ – Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro.

1998 - BARCAS S/A. - ganhou a concessão após a privatização do sistema. Nos anos 2000, o sistema de bilhetagem de ticket de papel, semelhante ao utilizado no trem e metrô.

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