Cassai do Sul (Sud Kasai) não era bem um país. Ele foi uma região autônoma autoproclamada no centro do Congo durante o início dos anos 1960. Em meio à instabilidade política após a independência da República do Congo que era colônia belga até então, em 1961 Cassai do Sul reivindicou autonomia limitada e começou a emitir seus próprios selos postais.
Em 1961, o estado autônomo lançou selos postais com carimbos em selos do Congo Belga com a inscrição ÉTAT AUTONOME DU SUD-KASAI. Esses selos normalmente apresentavam ilustrações botânicas e eram destinados ao uso postal somente dentro da região. Depois começaram a imprimir selos próprios,
Embora a autonomia de Cassai do Sul tenha sido de curta duração e não muito reconhecida internacionalmente, os selos são reconhecidos entre os filatelistas como uma representação válida da administração temporária da área.
O Estado Autônomo existiu basicamente durante 1 ano e meio, sendo incorporado oficialmente à República Democrática do Congo no final de 1961.
Comentários