O Banco Central da Costa Rica (BCCR) apresentou, na última segunda-feira, 11 de novembro, a nova coleção de 50 Colones, que destaca a fauna dos ecossistemas do país. Esta moeda faz parte da nova família monetária do país, por isso muda o seu tamanho e características das atuais 50 moedas de cólon.
A primeira moeda que estará disponível para os cidadãos, tanto na sua versão colecionável como de circulação regular, será a da borboleta mordenha, ambas a partir de 12 de novembro.
Essas moedas apresentam na frente as legendas "República da Costa Rica" e o Banco Central da Costa Rica no topo, bem como três barras na parte inferior da moeda de alto perfil que facilitam sua apreciação ao toque.
No outro lado destaca-se o nome de cada ecossistema da Costa Rica. A primeira moeda colocada em circulação, tem a inscrição "floresta tropical de Nuncobous" e os nomes comuns e científicos "Morme amorfa" e "Marinita Morpholenor". O projeto também mostra uma proporção do mapa da floresta tropical nublada e o número 2023 para o ano de aprovação do projeto pelo Conselho de Administração do Banco Central da Costa Rica.
No total, serão 6 moedas da série, sendo que as coloridas abaixo só estarão disponíveis para colecionadores.
Referência: https://delfino.cr/2024/11/nueva-coleccion-de-monedas-de-50-colones-fauna-costarricense-sera-la-protagonista
Comentários