As guerras napoleônicas afetaram boa parte da Europa no final do século 18 e início do século 19, e culminaram no Congresso de Viena em 1815, onde territórios afetados foram reconfigurados sob as asas dos grandes impérios europeus da época. Entre eles, estava o Império Austríaco que ficou com boa parte do norte da atual Itália. Entre esses territórios estava a cidade de Veneza. A antiga República de Veneza tinha sido invadida por Napoleão Bonaparte em 1797.
Em 1847, manifestações em Veneza contra o Império Austríaco culminaram em prisões e motins revolucionários. Pressionados, os austríacos soltaram o líder da revolução, Daniele Manin, e saíram da cidade. Em 1848, os austríacos retornam e cercam Veneza. Nesse período, foi instaurado o governo provisório da República de Veneza, sob a liderança de Manin. Essas moedas são justamente desse momento. Tiveram moedas de prata, uma de ouro e essas três de cobre da imagem abaixo. Manin pretendia avançar para a unificação monetária e a substituição da moeda austríaca por moedas e notas em liras italianas, emitidas graças aos empréstimos forçados impostos aos cidadãos mais ricos, derretendo joias e pratarias entregues pelos venezianos durante o cerco.
Em agosto de 1849, Veneza se rendeu após sofrer com a fome, epidemias e ataques austríacos. A unificação dos reinos que formam a Itália de hoje, só veio a ocorrer em 1871, após várias guerras, inclusive contra a Áustria.
__________________________________________________________________
Comentários