A escassez de moeda circulante obrigou a população e o comércio a produzirem as chamadas moedas de emergência ou moedas de necessidade.
Principalmente no início da guerra, nos anos de 1914 e 1915, foram produzidas moedas de papel, conhecidas também como cartão-moeda, que circulavam nas vilas.
O exemplo da foto é da Ville de Revel, datada de 1914 e com a palavra GUERRA, dando indicação do motivo de sua produção.
Revel é uma Comuna que faz parte do Departamento e Haute-Garonne, localizado no sudoeste da França. Foi uma de tantas cidades francesas que sofreram com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Essas moedas são anteriores a outras mais conhecidas já do final do pós guerra, cunhadas em metal pelas CHAMBRE DE COMMERCE (Câmaras do Comércio), também conhecidas como Notgelds francesas.
O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve...
Comentários