Pular para o conteúdo principal

Selo do Grande Lago Amargo - GBLA Stamps

A história dos selos postais tem peculiaridades interessantes e essa é uma delas.

Era o ano de 1967 quando estourou a Guerra dos Seis Dias entre Israel e Egito causando o fechamento do Canal de Suez, importantíssima rota marítima e comercial da região.

Foi nesse contexto que navios de carga ficaram presos no Canal de Suez, em uma parte chamada de Grande Lago Amargo. O comboio de 14 navios veio de oito países diferentes: Reino Unido, Alemanha Ocidental, Polônia, Tchecoslováquia, Suécia, França, Bulgária e Estados Unidos.

O que parecia ser algo temporário, se transformou em um grande problema para os navios parados. Após três meses, os marinheiros conseguiram ir para casa, mas os navios impedidos de seguir viagem continuavam parados. A solução foi mandar novas equipes para substituir as antigas e assim, manter e proteger a carga e fazer a manutenção das embarcações.

Com o tempo, a ociosidade dos marinheiros desses navios ajudou a formar uma Associação entre eles que foi chamada de Great Bitter Lake Association (GBLA), em português: Associação do Grande Lago Amargo.

A associação criou eventos entre os navios, trocavam mercadorias para consumo, usavam as instalações de outros navios, entre outras coisas. Foi aí, que criaram um selo feito por eles mesmos se forma artesanal e eles colavam esses selos nas cartas que enviavam para seus familiares e amigos.

O Canal de Suez foi liberado apenas em 1975, oito anos depois da guerra que o fechou. Cerca de 3 mil pessoas serviram nesses 14 navios e participaram do GBLA. Dos 14 navios, apenas os dois da Alemanha Ocidental conseguiram sair por conta própria. O navio dos Estados Unidos foi atingido acidentalmente por um míssel durante a Guerra do Yom Kippur de 1973 e os demais navios precisaram ser rebocados.

Os selos da GBLA são um interessante capítulo da história que, apesar de ter nascido de uma triste guerra, foi um objeto de fraternidade entre desconhecidos de vários países.






_________________________________________
Fontes:

https://99percentinvisible.org/episode/great-bitter-lake-association/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"