A história dos selos postais tem peculiaridades interessantes e essa é uma delas.
Era o ano de 1967 quando estourou a
Guerra dos Seis Dias entre Israel e Egito causando o fechamento do Canal de
Suez, importantíssima rota marítima e comercial da região.
Foi nesse contexto que navios de carga
ficaram presos no Canal de Suez, em uma parte chamada de Grande Lago Amargo. O comboio de 14 navios veio de oito
países diferentes: Reino Unido, Alemanha Ocidental, Polônia, Tchecoslováquia,
Suécia, França, Bulgária e Estados Unidos.
O que
parecia ser algo temporário, se transformou em um grande problema para os navios
parados. Após três meses, os marinheiros conseguiram ir para casa, mas os
navios impedidos de seguir viagem continuavam parados. A solução foi mandar
novas equipes para substituir as antigas e assim, manter e proteger a carga e
fazer a manutenção das embarcações.
Com o
tempo, a ociosidade dos marinheiros desses navios ajudou a formar uma
Associação entre eles que foi chamada de Great Bitter Lake Association (GBLA),
em português: Associação do Grande Lago Amargo.
A
associação criou eventos entre os navios, trocavam mercadorias para consumo,
usavam as instalações de outros navios, entre outras coisas. Foi aí, que
criaram um selo feito por eles mesmos se forma artesanal e eles colavam esses
selos nas cartas que enviavam para seus familiares e amigos.
O Canal
de Suez foi liberado apenas em 1975, oito anos depois da guerra que o fechou.
Cerca de 3 mil pessoas serviram nesses 14 navios e participaram do GBLA. Dos 14
navios, apenas os dois da Alemanha Ocidental conseguiram sair por conta própria.
O navio dos Estados Unidos foi atingido acidentalmente por um míssel durante a
Guerra do Yom Kippur de 1973 e os demais navios precisaram ser rebocados.
Os
selos da GBLA são um interessante capítulo da história que, apesar de ter
nascido de uma triste guerra, foi um objeto de fraternidade entre desconhecidos
de vários países.
https://99percentinvisible.org/episode/great-bitter-lake-association/
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