Pular para o conteúdo principal

Banco Central de Reservas do Brasil e suas cédulas



Após uma visita do governo brasileiro ao Banco da Inglaterra em 1931, Otto Niemeyer escreveu uma minuta com o Estatuto do que viria a ser, caso aprovado, o “Banco Central de Reservas do Brasil”. Poucos países possuíam um Banco Central naquela época, e o Brasil, para despertar maior interesse de investimentos do exterior e organizar o sistema financeiro nacional, se espelhou nos modelos norte-americano e inglês. 

No que diz respeito à impressão de dinheiro, a esse Banco Central iria competir o direito de emitir cédulas em todo o território do país. A contar da data de sua criação, seriam vedadas quaisquer outras emissões, do Banco do Brasil, ou do Tesouro Federal, bem como de qualquer outra entidade pública ou particular. Este privilégio não impediria o Governo de cunhar moedas subsidiárias de valor inferior a 10 mil Réis, de acordo com as requisições do Banco Central. 

Em 1937, teve um anteprojeto de Lei feita por Arthur de Souza Costa, inspirada naquela minuta de 1931. Em 1939, a ideia foi abandonada. Somente em 1947, um novo anteprojeto de Lei feita por Pedro Luís Correa de Castro, previa a criação de um Banco Central, resultando na criação, de fato, do Banco Central do Brasil em 1965. 

Nesse período da década de 1930, sabe-se da existência de ensaios de cédulas feitas pela empresa inglesa, Waterlow & Sons Limited, constando a inscrição do “Banco Central de Reservas do Brasil” e a efígie do Presidente Getúlio Vargas.
  

 

Comentários

RafaelRosa disse…
Wow! Que incrível! Eu nunca tinha ouvido falar nada a respeito disso. São cédulas lindas.

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"