Pular para o conteúdo principal

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940. 

A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos.

Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro.

Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo".

Por curiosidade, qual seria a moedinha número 1 do Tio Patinhas? Se levarmos em conta que ele ganhou a moeda em 1877 quando tinha 10 anos, a moeda de 10 cents dos Estados Unidos naquela época era o One Dime de prata.


No Brasil, tivemos várias moedas fictícias do Tio Patinhas que foram disponibilizadas como brindes em edições especiais de livros e gibis do personagem. Lançada pela Editora Abril ao longo dos anos, as moedinhas do pato mais famoso e rico do mundo, tem espaço na numismática brasileira. Vamos conhecer as famosas moedas:

Acompanhou o Manual do Tio Patinhas de 1972 (24,5mm)


Fez parte da coleção de 15 moedas dos personagens da Disney lançado como brindes com os gibis em 1977 (28mm)
Lançada no início dos anos 80.

Brinde promocional da caderneta de poupança do Banco Itaú nos anos 80 (29mm).

Acompanhou a revista do Tio Patinhas Especial em 1987. É feita de plástico. (25,5mm)

Acompanhou a Reedição do Manual do Tio Patinhas em 2016 (28mm)



Comentários

Unknown disse…
História muito interessante, hoje comprei o manual não sei o ano da edição mas já estou feliz e ansioso para receber.
Ariel Carvalho disse…
Provavelmente você deve ter comprado a última edição de 2016. Parabéns.
Unknown disse…
Eu tenho uma moeda de 1987 gostei de saber mais sobre ela
alves disse…
Boa noite,gosto muito dos gibis do Tio patinhas, e falando em Moedasda Sorte do Tio patinhas, eu vou escolher a de 1987, por ela ser a mais Completa, afinal ela tem a caixa forte aonde fica a Primeira Moeda da Sorte do Tio patinhas...
Marcos_ozip disse…
A moeda de 1987 veio acompanhando a revista comemorativa dos 40 anos do tio Patinhas. O rosto é réplica de uma pintura a óleo de Carl Barks, o legendário quadrinista da Disney.
Unknown disse…
Tenho uma moeda para venda , interesse em comprar , chame nesse WhatsApp (62)986436401
Julio F. Campos disse…
A de 87 não é de plástico.
Não sei se existe em plástico, mas tenho em metal.
Douglas M disse…
Verdade. A que tenho também não é plástico.
Unknown disse…
Exatamente, é de metal, também tenho
Marina disse…
tenho a do banco Itau, herdei do meu pai.
Jbs disse…
Tenho a de 1977 pra vender
Anônimo disse…
Eu tb tenho a de 87 original. Ela é de metal. Acho a mais bonita de todas as versões. Infelizmente nesta mais recente eles utilizaram uma arte italiana, que é muito estilizada para uma moeda. Deveria ter visual mais clássico. A ideia de se inspirar nas pinturas a óleo do Barks foi, sem dúvida, a mais acertada. Ainda bem que coincidentemente é a que tenho.
Anônimo disse…
Eu quero comprar uma... Se alguém quiser vender, chama no Whats: 51 986204003 (wa.me/5551986204003). Obrigado! Roberto
Completei disse…
Tenho as Moedas da Disney valor 50,00 cada
ineressados 11954156671
Anônimo disse…
A minha de 1987, não é de plástico!!

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Bueiros do Rio de Janeiro e as siglas do nosso subterrâneo

Trazendo uma curiosidade dos subterrâneos do Rio de Janeiro que não é sobre numismática, mas é de metal e redonda (ou não) como as moedas. As centenas de tampas de bueiros espalhadas por ruas e calçadas guardam histórias e sem eles não conseguiríamos viver atualmente. Quem anda olhando para o chão, encontra uma variedade de nomes e siglas em tampas de bueiros com diferentes tamanhos, formatos e desenhos. Mas você sabe qual a finalidade de cada um? Basicamente, passam por nossos subterrâneos os cabos de eletricidade, telefonia, internet, além de galerias de água e esgoto. Vamos desvendar as diferentes siglas: ÁGUAS E ESGOTO:   RIC - RIO IMPROVEMENTS COMPANY / CIA DE MELHORIAS DO RJ (até 1947) SAE - SERVIÇO DE ÁGUAS E ESGOTO (?-1945)   SFAE - SERVIÇO FEDERAL DE ÁGUAS E ESGOTOS (1945-?) DAE - DEPARTAMENTO DE AGUAS E ESGOTO (1947 a 1957) DES - DEPARTAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO (1957 a 1965) DS - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO (1965 a 1972)   DAA - DEPARTAMENTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA