Em 1992, na comemoração dos 50 anos da Coca Cola no Brasil, a empresa lançou as máquinas de vendas de latinhas de refrigerante (vending machine). Essas máquinas funcionavam com um sistema de fichas. Vale lembrar que na época, o Brasil passava por um troca sucessiva de moedas e isso foi decisivo para adoção das fichas naquele momento.
Essas fichas caíram no gosto não só dos colecionadores da marca Coca Cola, mas também de muitos numismatas. Afinal, tudo que parece uma moeda ou faz o papel do dinheiro, traz a curiosidade do colecionador numismático. Infelizmente, essas fichas tiveram a vida curta, pois com o fortalecimento do Real, as máquinas foram adaptadas para receberem cédulas de Real. É provável que tenham desempenhado seu papel por uns 3 ou 4 anos.
Essas fichas são de aço e trazem a sigla da cidade onde elas eram distribuídas para serem usadas nessas máquinas de vendas. Por exemplo: RJ para o Rio de Janeiro, SP para São Paulo, BH para Belo Horizonte, RP para Ribeirão Preto, e muitas outras cidades que listamos na imagem abaixo.
Comentários
1195415-6671