Pular para o conteúdo principal

Real da Bromélia ou Real de Balsemão (Teste de 1997)


Em 2011, um conhecido numismata do Rio Grande do Sul, chamado Pedro Balsemão, foi informado por meio de um amigo, que alguém viu uma moeda bimetálica de 1 Real que era bem diferente da nossa moeda.

Balsemão com seu instinto de colecionador, estudioso e curioso, logo foi atrás da pessoa que estava de posse do artefato. Esta pessoa era vendedora de antiguidades e a moeda tinha sido achada por uma outra pessoa que teria recebido de troco de uma banca do Mercado Público de Porto Alegre. Negociou com o vendedor e com o dono da moeda e a conseguiu comprar.

Logo percebeu que a moeda tratava-se de um projeto ou ensaio da moeda bimetálica da segunda família do Real. Esta moeda traz o ano de 1997, um ano antes do início da circulação das novas moedas, o que faz sentido dentro de uma ordem cronológica. A moeda tinha a imagem de uma bromélia e do outro lado a esfinge da República idêntica as que tinha nas moedas dos anos 70.

Balsemão passou muito tempo tentando comprovar a originalidade da moeda como um ensaio do Real e aos poucos, os apaixonados por numismática foram tomando conhecimento da moeda. Hoje, sabemos da autenticidade do ensaio, já constando nos principais catálogos de moedas brasileiras. Como sabemos, esses ensaios costumam ser destruídos, mas uma única peça escapou, passando mais de 10 anos perdida em algum lugar do Brasil.

No blog do Balsemão consta o relato escrito por ele. Relato este, cativante ao perceber a forma apaixonada que ele conta toda a história e amor que ele deu por essa moeda (http://ppbalsemao.blogspot.com/).

No site do amigo Sérgio Mendes (https://colecaosfm.wordpress.com/2015/06/13/a-bromelia-ou-real-balsemao/), ele conta um pouco da história e de seu ponto de vista, mas o mais importante, ele divulga uma reposta esclarecedora da Casa da Moeda ao ser questionada sobre o Real da Bromélia:

"A Casa da Moeda cunhou peças contendo a imagem de uma bromélia em um dos lados, a título de teste de materiais e processos, para fabricação a moeda de 1 Real da segunda família de moedas."


Também, existe uma matéria do Bentes bem interessante falando desse caso e que vale a pena a leitura (http://blogbentes.blogspot.com/2016/11/artefato-em-disco-de-metal-fichas-e.html).


Enfim, Balsemão tinha razão. A Bromélia existe...




Comentários

Anônimo disse…
https://youtu.be/7o2USCU_1Kk
Anônimo disse…
Opinião do presidente da SNB: https://youtu.be/7o2USCU_1Kk

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve...

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 q...

Bueiros do Rio de Janeiro e as siglas do nosso subterrâneo

Trazendo uma curiosidade dos subterrâneos do Rio de Janeiro que não é sobre numismática, mas é de metal e redonda (ou não) como as moedas. As centenas de tampas de bueiros espalhadas por ruas e calçadas guardam histórias e sem eles não conseguiríamos viver atualmente. Quem anda olhando para o chão, encontra uma variedade de nomes e siglas em tampas de bueiros com diferentes tamanhos, formatos e desenhos. Mas você sabe qual a finalidade de cada um? Basicamente, passam por nossos subterrâneos os cabos de eletricidade, telefonia, internet, além de galerias de água e esgoto. Vamos desvendar as diferentes siglas: ÁGUAS E ESGOTO:   RIC - RIO IMPROVEMENTS COMPANY / CIA DE MELHORIAS DO RJ (até 1947) SAE - SERVIÇO DE ÁGUAS E ESGOTO (?-1945)   SFAE - SERVIÇO FEDERAL DE ÁGUAS E ESGOTOS (1945-?) DAE - DEPARTAMENTO DE AGUAS E ESGOTO (1947 a 1957) DES - DEPARTAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO (1957 a 1965) DS - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO (1965 a 1972)   DAA - DEPARTAMENTO DE ABASTECI...