Pular para o conteúdo principal

Moeda 1 Cruzado Novo 1990 (Cruz de Cristo)

No início de 1989 entrou o padrão monetário do Cruzado Novo. Novas moedas foram cunhadas nos valores de 1, 5, 10 e 50 centavos, além da moeda de 1 Cruzado Novo comemorativa pelo centenário da República Brasileira.


Como a moeda com maior valor do novo padrão era comemorativa, podemos imaginar que haveria uma outra moeda com um desenho definitivo sem ser comemorativa e que de fato, havia.

 Em outubro/1989, no CMN 250/89, são apresentadas as características gerais da nova moeda (voto DIRAD-89/098):

Anverso: Representação alegórica da Cruz de Cristo, associada aos contornos do mapa do Brasil, em evocação a elemento temático presente nos cruzados portugueses que, nos primórdios da colonização, circularam no país.

Reverso: dístico e legenda indicativos do valor, representação do Cruzeiro do Sul e a palavra BRASIL.

Outras características: aço inoxidável, 20,5 mm de diâmetro, espessura 1,2 / 1,3 mm e peso ainda não definido.

Em março/1990, era implantado o Cruzeiro. As novas moedas deram sequência a temática dedicada ao registro dos tipos regionais do Brasil, com exceção da moeda de 1 Cruzeiro que foi proposta nova temática emparelhada com o momento atual do país, com alegoria alusiva à Bandeira nacional.

Segundo informação oficial do Banco Central do Brasil (demanda 2019353474), a moeda chegou a ser produzida e existem 41 exemplares no acervo do Museu de Valores, em Brasília. Tais moedas foram cunhadas com peso médio de 2,8g e 19,5mm de diâmetro, ou seja, 1mm a menos do proposto inicialmente. Além dessas, segundo pessoas do meio numismático, são conhecidas, pelo menos, 15 exemplares fora do Museu.

Popularmente, a moeda de 1 Cruzado Novo de 1990, ficou conhecida como "Cruz de Cristo", devido ao seu desenho.

Pesquisa feita por Ariel Carvalho (Site Mistérios Numismáticos)

Comentários

João Nogueira disse…
Muito bom, Onde conseguiu consultar o CMN 250/89 ?
Ariel Carvalho disse…
Oi Joao. No site do Bacen, busca de normas.
João Nogueira disse…
visto, e agradecido. Obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"