Em "homenagem póstuma", lamentavelmente, trazemos as medalhas lançadas apenas 3 meses antes do incêndio que devastou um dos maiores museus do Brasil.
Na comemoração dos 200 anos do Museu Nacional, o Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil, lançou três medalhas comemorativas nas versões de bronze, prata e prata dourada.
Anverso: Apresenta uma vista do prédio do Museu Nacional, feita a partir de um drone, rodeado pela área arborizada que compõe o conjunto. Nas laterais esquerda e direita se observa um recorte feito pelas molduras presentes nas pinturas do teto do Salão do Segundo Reinado.
Na orla superior, a inscrição Museu Nacional é ladeada pelas eras 1818-2018. Na orla inferior, a inscrição com o nome da instituição da qual o museu faz parte, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Reverso: A representação dos veios de uma árvore recorta áreas onde estão dispostas peças significativas das coleções que compõem o acervo. Ao centro a logo comemorativa dos 200 anos da instituição. Todas as peças em cores por impressão tampográfica. A representação destaca o valor das coleções, como o alimento que nutre a grande e frondosa árvore da Ciência, História e Cultura, que é o Museu Nacional da UFRJ.
Criação: Dalila dos Santos
Modelagem anverso: Érika Takeyama
Modelagem reverso: Monique Porto
Modelagem anverso: Érika Takeyama
Modelagem reverso: Monique Porto
Abaixo, algumas das peças do museu que foram representadas na medalha e que foram destruídas, com exceção do Meteorito de Bendegó, que só sobreviveu por causa do seu material.
Comentários