Pular para o conteúdo principal

Moeda antiga de 1 Real no anel da moeda nova de 1 Real (Teste 1998) / Real Holográfico

Pesquisa realizada por: Ariel Carvalho (Blog Mistérios Numismáticos).

Em visita ao Museu Histórico Nacional em janeiro/2018, me deparei com essa curiosa moeda exposta em seu acervo e pesquisei com os órgãos envolvidos, além de jornais da época. Acabei apelidando de "Real Holográfico" devido a uma de suas características.

Segundo o Banco Central do Brasil (Ofício 17166/2018), o design foi proposto pela Casa da Moeda do Brasil para figurar em pesquisa de opinião pública realizada pelo Banco Central com o objetivo de definir o design da Segunda Família do Real. Abaixo, a moeda citada aparece no documento "Modelo 3". Nota-se que as moedas de centavos são as mesmas que foram aprovadas, exceto a de 1 Real.


Segundo a Casa da Moeda do Brasil (Ofício Dides/012/2018), não resta dúvida que a prova de cunhagem foi produzida por ela mesma, a partir de uma matriz e dois punções gravados na Casa da Moeda da Espanha. Esta moeda de teste que participou da pesquisa de opinião pública, foi doada para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, autorizando a sua exposição somente após o dia 1º de julho de 1998, pois na época da doação, o desenho definitivo da nova moeda de 1 Real estava sujeito a ajustes e aprovação final do Banco Central.

Segundo o Museu Histórico Nacional (e-mail 19/07/2018), eles receberam a doação desta moeda pela Casa da Moeda, em 13 de maio de 1998, para ser integrada ao acervo numismático do museu. Além disso, informou a descrição da moeda, tendo o reverso com o desenho da moeda antiga de 1 Real que circulou de 1994 a 1997 dentro de um anel da moeda atual de 1 real em circulação desde 1998. No anverso, a Efígie da República é idêntica a moeda nova, mas com uma curiosidade, há um holograma do lado esquerdo da efígie . Inclinando a moeda para um lado se vê o mapa do Brasil e inclinando para o outro lado se vê o mapa da América do Sul.

Segundo o Jornal do Brasil, do dia 14 de janeiro de 1998, a referida moeda aparece como uma das finalistas que serão votadas em pesquisa popular com resultado a ser divulgado no dia 02 de fevereiro do mesmo ano. Nos jornais da época, consta que foram recebidas cerca de 150 propostas para a nova família do Real e apenas as duas finalistas foram submetidas a votação popular. Porém, junto com as propostas finalistas, a própria Casa da Moeda elaborou uma terceira proposta e foi a que acabou sendo a escolhida na votação popular que abrangeu 3960 pessoas de todo o Brasil.


Depois disso, sabemos que o projeto foi alterado entre janeiro de junho de 1998 e a nova moeda, com o miolo diferente desta, entrou em circulação em 1º de julho de 1998. Também, não se sabe da existência de outro exemplar desta peça. E o motivo pelo qual apenas a moeda de 1 Real teve o desenho alterado nesse período, é o mistério que permanece.

Imagem aumentada da moeda dá para notar melhor os detalhes do anverso e reverso.

Na época, essa moeda chegou a ter a imagem divulgada na apresentação da Segunda Família do Real.
Agradecimentos: Museu Histórico Nacional (RJ), Casa da Moeda do Brasil (CMB) e Banco Central do Brasil (BCB).

Pesquisa realizada por: Ariel Carvalho (Blog Mistérios Numismáticos).

Comentários

Excelente Pesquisa Ariel. Vc sabe se essa moeda resistiu ao incêndio em 2018 do museu nacional. Se
Puder entrar em contato:

https://instagram.com/numismaticabrasil1?igshid=MzMyNGUyNmU2YQ==


Valeu!
Eliezer
Numismática Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"