Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2025

As primeiras moedas do Vaticano (1929)

Para se chegar ao atual Estado do Vaticano, voltaremos na história quando os papas mandavam cunhar moedas para os chamados Estados Pontifícios ou Estados Papais. Esses Estados eram uma soma de diversos territórios da atual Itália que tinham o Papa como Soberano. As moedas desses Estados Papais foram cunhadas até 1870. A história desses territórios, remontam ao século 8, quando o Rei Pepino, o Breve, doou terras ao Papa Estêvão II. Daí em diante, a Igreja Católica foi expandindo seus territórios até culminar na unificação italiana em 1861. A atual Itália era dividida em vários reinos, cada um com o seu rei. Com a unificação política em 1861, surge o Reino da Itália. Porém, essa unificação tinha um entrave: os Estados Papais que abrangia Roma. A partir daí começou um período que foi chamado de Questão Romana. Em princípio, a Itália não invadiu Roma, pois a cidade tinha a proteção da França, apoiadora do Papa. Porém, o cenário muda em 1870 que coincide com o fim da cunhagem papal. Numa gu...

Centavos Bimetálicos?

  Em 2022, a Serra Leoa inovou e cunhou moedas bimetálicas de CENTAVOS nos valores de 25 centavos e 50 centavos. Já tinha visto isso antes?

ESWATINI: o país que mudou de nome e atualizou as suas moedas

No dia 19 de abril de 2018 aconteceu algo raro no mundo moderno. Um país resolveu mudar de nome. Suazilândia virou ESWATINI , que significa 'lar do povo Swazi' , ou seja, quase a mesma coisa de antes, porém no idioma dos nativos e não em inglês, como imposto no período colonizador do Reino Unido que durou até 1968. O pequeno país africano é uma monarquia, algo raro hoje em dia, ainda mais na África. Apesar de parecer polêmica a atitude do Rei Mswati III , o nome do país é um dos principais símbolos da identidade de um povo. A mudança do nome implica em uma série de mudanças onde esse nome deve ser atualizado. Uma delas, é no dinheiro. As moedas com o novo nome começaram a ser cunhadas em 2018.