Entre as invencionices territoriais que existem pelo mundo, existe a maior delas: Sealand.
Não é um território e nem uma ilha. Trata-se de uma antiga base militar britânica no meio do oceano utilizada na Segunda Guerra Mundial e abandonada anos depois. Foi aí que em 1967, o inglês Roy Bates juntamente com a sua filha, invadiu a plataforma e se instalou lá. Um ano depois, o governo britânico tentou retirá-los, mas a justiça declarou que a plataforma ficava fora dos limites territoriais do Reino Unido e portanto a plataforma estava em águas internacionais, não pertencendo oficialmente a nenhum país.
Diante disso, Roy Bates declarou a plataforma, por conta própria, como um Estado independente e soberano chamando-o de Sealand e transformando-o em um Principado em que ele era o Príncipe. Lá, ele viveu com a esposa, criou os filhos, inventou títulos de nobreza para vender aos curiosos, criou selos, bandeira, hino, brasão e uma moeda.
Durante as décadas de existência do "Principado", foram cunhadas algumas moedas comemorativas em pequena tiragem, especialmente para colecionadores. As mais famosas são da série da orca de 1994.
| Série da Orca de 1994 |
| Outras moedas comemorativas de Sealand |

Comentários