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Fichas, vale de papel e cartão eletrônico: uma breve história do ônibus no Rio de Janeiro


  Nos anos 70/80, eram as fichas que dominavam os ônibus no Rio de Janeiro. O passageiro entrava por trás do ônibus onde ficava o cobrador, pagava a passagem e dizia onde ia descer. A tarifa era dividida por distância de trajeto. Quanto mais longe, mais cara era e para cada distância, a ficha tinha uma cor. Algumas tinham formas diferentes. A grande maioria era redonda, mas existiam quadradas, hexagonais e até triangular e retangular. Algumas tinham um furo no meio. Tudo isso para diferenciar.
Fichas diversas
Quando o passageiro ia descer, ele depositava a ficha na caixa coletora que ficava ao lado do motorista na parte da frente do ônibus. A parte de cima da caixa era transparente feita de vidro ou plástico e servia para que o motorista visse a cor da ficha depositada. Depois, ele acionava uma alavanca na caixa que jogava a ficha para a urna que ficava trancada na parte debaixo da caixa.
De um lado da ficha vinha escrito o nome da empresa do ônibus e do outro a frase DEPOSITE NA CAIXA. 

Caixa Coletora de Fichas

Nos anos 90, a tarifa passou a ser a mesma independente do trajeto deslocado e as fichas coloridas foram extintas dos ônibus. Começou a era do vale-transporte de papel. O trabalhador recebia junto com o salário, uma cartela com dezenas de vale transporte onde constava o mês e ano e o valor atual da passagem. No Rio de Janeiro, cada mês vinha um desenho que geralmente era um ponto turístico da cidade.

Vale-transporte de papel (RJ)

Com a necessidade de modernizar e acelerar o pagamento das passagens, foi que em meados da primeira década dos anos 2000, começaram a surgir os cartões eletrônicos, onde podemos recarregar quando necessário.

Cartões Rio Card e Bilhete Único (RJ)

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