Pular para o conteúdo principal

Botão de lampião à gás que parece moeda (regulador de chamas)


Os botões para regulagem do lampião à gás foram utilizados na segunda metade do século 19 em vários países, como Brasil, Portugal, Chile, Argentina, Itália, Alemanha, México, Estados Unidos, entre outros.

A curiosidade dessas peças, fica por conta da temática de moeda escolhida pelo fabricante. Em um dos lados, era parecida com uma moeda circulante da época que trazia o rosto do monarca ou o brasão do país. Do outro lado costumava vir o nome da empresa fabricante. No centro da peça, uma pequena marca redonda aponta o local onde ela era soldada no lampião. Essa peça servia para girar e regular a chama do lampião e por isso tem o nome de botão regulador. As peças mais conhecidas foram fabricadas por uma empresa alemã e tem cunhada a frase EINGETR FABRIK ZEICHEN,  com uma estrela característica.

É pouco conhecida dos colecionadores, inclusive algumas pessoas têm e não sabem do que se tratam. Essas peças não são moedas, nem fichas, nem tokens, nem medalhas, pois tratava-se de uma peça decorativa em um objeto que era o lampião a gás. De qualquer forma, é muito interessante a sua existência e vale ter na coleção de qualquer numismata devido ao seu valor histórico.

Abaixo, algumas dessas peças curiosas:

BRASIL

BRASIL

BRASIL

BRASIL

BRASIL

ALEMANHA

ARGENTINA

ARGENTINA

CHILE

FILIPINAS

ITÁLIA

MÉXICO

PORTUGAL
ESTADOS UNIDOS

Lampião antigo à gás com o botão decorativo em forma de moeda

Comentários

Unknown disse…
Tenho uma zeichein
FRANCISCO disse…
Lo felicito! Tengo uno de Chile, como el de la imagen de muestra. Gracias!!
¡ Muy buen artículo que nos viene a rectificar las ideas equívocas que teníamos de estas curiosas piezas !.
¡ Gracias por vuestro tiempo !.
Hugo Montfort disse…
Tenho uma "Republique Française Eingetr : Fabrik-Zeichen". Obrigado por desvendar o mistério!kkkk
Unknown disse…
Tenho uma botao desse tambem do brasl 1890 bandeira quanto que vale uma peca dessa?
Ariel Carvalho disse…
kkkkkkkkkkkkkkk essa é a ideia. Muita gente tem e não sabe. abraços
Ariel Carvalho disse…
Depende do estado. Não é uma peça muito colecionada. já vi de 20 a 100 reais.
Unknown disse…
Tenho uma peça com o brasão da República
Unknown disse…
Tenha uma escrito extra fein
Helio disse…
Anv: JMPERIO DE BRASIL (J no lugar de I) | Brasão Imperial
Rev: EINGETRAGENES FABRIK-ZEICHEN (Marca Registrada) | Estrela com círculo dentro
Cunhado entre 1870-1889
Me ajuda quanto vale??
Helio disse…
Anv: JMPERIO DE BRASIL (J no lugar de I) | Brasão Imperial
Rev: EINGETRAGENES FABRIK-ZEICHEN (Marca Registrada) | Estrela com círculo dentro
Cunhado entre 1870-1889
Me ajuda quanto vale??
Helio disse…
Anv: JMPERIO DE BRASIL (J no lugar de I) | Brasão Imperial
Rev: EINGETRAGENES FABRIK-ZEICHEN (Marca Registrada) | Estrela com círculo dentro
Cunhado entre 1870-1889
Me ajuda quanto vale??
Anônimo disse…
Buen día Poseo un Argentino figura de la Libertad. Usted sabe el valor. Gracias Hector
João Nimbo disse…
Tenho um dessa também

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha dos Alcoólicos Anônimos (AA)

O uso de fichas pelos grupos de AA, remota dos anos 1970/80 e foi uma ideia brasileira. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o EVITE O PRIMEIRO GOLE. O esquema de cores das fichas indicam quanto tempo a pessoa está sem consumir bebida alcoólica. Quando uma pessoa ingressa em um grupo de AA, recebe a primeira ficha indicando o primeiro dia de sobriedade e luta contra o alcoolismo. Conforme vai aumentando o tempo de sobriedade, ele vai conquistando mais fichas que representam uma vitória pessoal e é um instrumento motivacional. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. Não há um padrão para as cores das fichas, mas o mais utilizado é o seguinte. 1 dia - amarela 3 meses - azul 6 meses - rosa 9 meses - vermelha 1 ano - ve

Ficha de Telefone: história, siglas, fatos e fotos!

 Antes de mais nada, fiz um post mais completo que pode ser conferido nesse link - https://misteriosnumismaticos.blogspot.com/2022/01/catalogo-de-fichas-telefonicas-do.html?q=ficha Os telefones públicos fazem parte da vida da população brasileira desde 1920, mas foi em 1934 que a Companhia Telefônica Brasileira (CTB) instalou na cidade de Santos, em São Paulo, os primeiros Telefones Públicos de Pagamento Antecipado. Na época somente estabelecimentos credenciados tiveram esse benefício. Para efetuar uma ligação era simples, havia uma caixa coletora de moedas e as ligações eram realizadas com ajuda de uma telefonista. Em 1934, para fazer uma ligação era necessário ter uma moeda de 400 réis. Porém, com a mudança da moeda brasileira em 1942, do Réis para o Cruzeiro, foi necessário mudar também o dispositivo interno dos telefones, que passaram a receber duas moedas de 20 centavos. As fichas de telefone surgiram no Brasil na década de 1940, mas foi na década de 1960 que se populari

Moeda número 1 do Tio Patinhas - Banco de Patópolis

Tio Patinhas é um personagem fictício criado pela Disney nos anos 1940.  A história do Tio Patinhas diz que ele nasceu em 1867 em Glasgow, na Escócia. Vindo de uma família pobre, começou a trabalhar aos 10 anos como engraxate nas ruas da sua cidade natal. Ao engraxar seu primeiro sapato, Patinhas recebeu sua primeira moeda como pagamento, que foi de 10 cents, moeda dos Estados Unidos. Tio Patinhas ficou muito chateado, pois a moeda dos Estados Unidos não valia para ele gastar na Escócia, mas fez dessa moeda o seu amuleto da sorte e esta ficou conhecida como "A Moedinha número 1 do Tio Patinhas" e apareceu diversas vezes com ele zelando pela moeda que mantinha numa redoma de vidro. Anos depois, Patinhas partiu para os Estados Unidos onde se aventurou nas escavações em busca de ouro. Com o tempo, ele foi ficando rico e em 1902 foi para a famosa cidade de Patópolis. Ele continuou aumentando a sua fortuna e ganhou a alcunha de "O Pato mais rico do mundo"